DICAS DE BEM-ESTAR E CONFORTO NA DECORAÇÃO

Você sabe como organizar e decorar sua casa para aproveitar melhor o clima de férias com tranquilidade e comodidade? Seja no calor do verão ou no aconchego do inverno, essas dicas irão ajudar a deixar sua casa sempre confortável, mantendo o bem-estar de todos.

Entrevista com a Arquiteta Ariela de Araujo, proprietária do Studio MundoArq, realizada por Amanda Padilha Pieta para a Revista Casa Blanca, de Guarapuava/PR, em 22/12/2017.

Casa Blanca – Que passos básicos alguém que quer redecorar sua casa deve seguir se o intuito for transformá-la em um ambiente tranquilo e aconchegante para um descanso de férias? Quais seriam as cores, luzes, disposição e escolha dos móveis, objetos?

Ariela de Araujo – Tudo vai depender da localização da casa, se é praia ou campo. Mas algumas dicas são básicas e valem para ambos os lugares. Como o objetivo é ser um lugar para descanso e provavelmente para estar em família, é interessante que a escolhas dos objetos e móveis combinem com a proposta da casa e indiretamente transmitam tranquilidade para os ocupantes. Por exemplo, na praia ter quadros com temas sobre o mar, paisagens de pôr do sol, objetos decorativos com cores tranquilizantes e calmantes como o azul ou verde em tons mais claros; móveis em ratan com tecidos impermeáveis, mas confortáveis, que são de fácil manutenção; ventiladores de teto em materiais mais elaborados são um charme e também decoram. Para casas de campo já pode-se usar bastante madeira combinada com cores claras para não pesar o ambiente; quadros e objetos que remetam às raízes do campo, fogão à lenha sempre!! Em ambos os lugares, se possível abusar das varandas!

Casa Blanca – Apostar em trazer mais verde para dentro de casa, com flores e plantas, é uma boa ideia para criar esse tipo de clima? Quais seriam as mais indicadas?

Ariela de Araujo – Plantas são sempre vem vindas! Dão charme e algumas ajudam na purificação do ar no ambiente. Só por serem na cor verde elas já ajudam a tranquilizar os ocupantes. Mas deve-se ter muito cuidado com a manutenção delas, pois se as visitas ao lugar não forem muito frequentes elas podem morrer. As suculentas, por reterem muita água em sua estrutura e não necessitarem de regas frequentes, são muito indicadas. Tanto as miniaturas e pequenas, que podem ser colocadas em terrários fechados e já regados, o que irá gerar um microclima e dispensará novas regas, quanto as maiores, como espécies de cactos, ideais para ambientes externos e quentes. Se não for possível a adequada manutenção, pode-se optar pelas plantas artificias, porém de alta qualidade, feitas com materiais mais realísticos que chegam a ficar perfeitas e não tem aquela aparência artificial do plástico.

Casa Blanca – O que pode ser trabalhado em área externa? Apostar em itens como redes, sino dos ventos e fontes de água podem contribuir para relaxar nesses espaços? Algum outro item costuma ser utilizado para essa finalidade na parte externa de uma casa?

Ariela de Araujo – Eu particularmente adoro redes, sinos de vento e fontes!! Para um ambiente de descanso são ideais! As redes podem ser as tradicionais de dois pontos de apoio ou as em forma de cadeira, presas no teto, ótimas para varandas. Bancos de balanço também são boas opções para jardins ou varandas. O balanço leve gera relaxamento do corpo e sonolência. Os sinos de vento e fontes também tornam a decoração bonita e o som que emitem também são extremamente relaxantes. As culturas orientais são muito adeptas do uso de fontes em seus ambientes justamente pelo som tranquilizante da água em movimento, que ajudam muito na meditação, e pelo simbolismo da água, que remete à purificação e energia em movimento. Se o espaço for pequeno como uma varanda de apartamento, pode-se fazer um pequeno jardim com uma pequena fonte comprada pronta em lojas de jardinagem e paisagismo. Já se houver a possibilidade de um grande jardim externo, uma linda fonte projetada com cascata natural ou artificial e pedras brutas ficará perfeita. Se existir manutenção constante, pode-se colocar algumas carpas, que darão ainda mais vida à fonte.

Casa Blanca – Ambientes como quarto, cozinha e sala de jantar também podem ser adaptados para uma melhor comodidade e aconchego para as férias? Como deixar esses lugares com a cara do verão também?

Ariela de Araujo – Para ambientes de férias e descanso em família eu sugiro a cozinha aberta ou gourmet integrada com a sala de jantar e até com a sala de estar. Os ambientes integrados dão amplitude ao espaço, ajudam a aumentar a luminosidade natural e unem a família e amigos! A compartimentação dos ambientes isola as pessoas e afasta o aconchego. O uso de cores claras com detalhes coloridos e vibrantes dão muita luminosidade e alegria a esses ambientes. Para os dormitórios, a sugestão para ficar a cara do verão é não abusar de cores muito escuras ou vibrantes, mobiliários pesados ou muitos armários fechados e tecidos pesados e grossos. O ideal são paredes com cores neutras e relaxantes, tons pastéis, uso de cortinas leves e claras, móveis como cômodas ou armários com portas em veneziana que permitem a ventilação e não mofam as roupas e calçados guardados; tecidos como algodão e linho, tapetes em fibras naturais dão aconchego e facilidade de manutenção.

Casa Blanca – Sobre a possibilidade de criar um mini spa de última hora para esse verão, que elementos seriam essenciais para compor esse espaço, além da banheira de hidromassagem ou um ofurô? Como seria decorado esse ambiente em questão de iluminação? Velas é uma boa dica? E quanto às plantas, quais combinam com essa proposta? Pedras e cristais podem ser harmonizados nesse lugar?

Ariela de Araujo – Um spa em casa deve ser ambientado para trazer o máximo relaxamento. A banheira de hidromassagem ou ofurô são essenciais. A água em temperatura agradável e uso de sais ou óleos de banho ajudam a relaxar. A iluminação é outro ponto importantíssimo!! Se o ambiente não tiver sido projetado com a luminotécnica já adequada para esta ambientação, pode-se usar velas aromáticas, cuidando sempre para não estarem embaixo de algum móvel ou tecido. Outra sugestão é colocar pequenas luminárias com lâmpadas na cor âmbar que traz aconchego ou azul, verde ou violeta que são relaxantes. Existe também no mercado lâmpadas de led RGB, que possuem as três cores (red, green, blue) que formam diversas combinações de cores e que ficam variando enquanto ligadas. O efeito é lindo e perfeito para um spa. Incensos ou aromatizantes também ajudam a compor este ambiente de paz e descanso. Seixos rolados, provenientes de rios e cristais dão um clima bem natural na decoração. E para completar, flores deixam o ambiente ainda mais bonito. As rosas além de decorar e perfumar o ambiente, também podem ter suas pétalas usadas na água, que com o calor exalam ainda mais perfume. Outras flores como lírios e flores do campo também combinam com a proposta.

Casa Blanca – Existe alguma técnica ou área específica da Arquitetura que trabalha com o intuito de deixar os ambientes mais harmonizados para a tranquilidade de quem vive no local? Seria o Feng Shui?

Ariela de Araujo – Na arquitetura a área que estuda como os ambientes podem influenciar ou afetar psicologicamente os usuários é o Conforto Ambiental. Esta área estuda como as cores, formas, iluminação, ventilação, ruídos, entre outros fatores de uma construção e até das cidades podem influenciar o comportamento das pessoas.  Na cultura oriental, muitos destes fatores também são usados no Feng Shui, que é uma técnica chinesa de criar ambientes energeticamente harmoniosos. Pode ser usado em casa ou no trabalho. Essa técnica utiliza o Ba Güa, que é um talismã associado ao I Ching, que ajuda a determinar a disposição dos cômodos e dos móveis no ambiente, além das cores e iluminação para o reequilíbrio das energias. O uso de espelhos é muito difundido nesta técnica pois, segundo a tradição, se colocados e lugares estratégicos, afasta as energias negativas. A disposição dos ambientes de uma casa, de acordo com o Ba Güa, determina as áreas de influência energética, mostrando quais são as posições mais propícias para acentuar a prosperidade, a família, a espiritualidade, o trabalho, os amigos, a criatividade, os relacionamentos e o sucesso. Para se saber ao certo, é necessário fazer um estudo detalhado do projeto da casa para assim fazer a melhor adequação dos ambientes para atraírem mais harmonia para os usuários.

Arquiteta Ariela de Araujo Studio MundoArq

+55 42 999-2828-58

Irati | Paraná

Decoração clean e agradável para uma casa de praia.

Decoração clean e agradável para uma casa de praia.

 

Aconchego e conforto da casa de campo.

Aconchego e conforto da casa de campo.

 

 

Compartilhe:Email this to someoneTweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Pin on Pinterest0Share on Facebook0

Artigo escrito em 22/03/17 por:
Ariela de Araujo
Arquiteta e Urbanista graduada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) em 2002, com vasta experiência na elaboração de projetos arquitetônicos e de design de interiores, no acompanhamento de obras em Curitiba/PR, Irati/PR, Campo Largo/PR, Colombo/PR e Bombinhas/SC, e na gestão de custos e orçamentos, planejamento, controle e gerenciamento de obras. Especialista em Construções de Obras Públicas pela UFPR e em Administração Pública pela Faculdade Padre Bagozzi, Técnica em Transações Imobiliárias. Coordenadora da elaboração do Plano Diretor de Urbanismo do Município de Irati/PR (2004). Foi rotariana no Rotary Club de Irati/PR (2004).

Comentários

\
designed by